Biblioteca Municipal da Mealhada inaugura “Cantinho da Calma” em mês de aniversário

12 novembro, 2025

Biblioteca Municipal da Mealhada inaugura “Cantinho da Calma” em mês de aniversário

A Biblioteca Municipal da Mealhada celebra, durante todo o mês, o 21.º aniversário, com a dinamização de diversas iniciativas, nomeadamente a inauguração do Cantinho da Calma, um espaço para ajudar as crianças a lidar com as emoções de forma tranquila. Dia 29 de novembro há uma sessão de contos com a narradora Rosa Gonçalves.  

Quem, por estes dias, entra na Biblioteca Municipal da Mealhada logo se apercebe que há algo de diferente. As paredes estão revestidas de fotografias que retratam as experiências, emoções e sentimentos de mais pequenos e adultos seja nos contos e oficinas, nos encontros com escritores ou apresentações de livros. É uma história que se vai descobrindo entre as imagens de quem faz da Biblioteca a sua casa da cultura. E, este ano, abre-se uma nova página com a inauguração do Cantinho da Calma. Neste espaço, coloca-se à disposição das crianças e famílias as ferramentas necessárias para as ajudar a lidar com as emoções de forma saudável. O Cantinho da Calma representa um lugar feliz, tranquilo e reconfortante, um sítio onde a criança pode respirar fundo e regular as suas emoções. A inauguração está marcada para dia 22 de novembro, às 10h30, contando, esta iniciativa, com o acompanhamento do Setor de Ação Social do Município.

Para 29 de novembro, está marcada a sessão de contos com Rosa Gonçalves, contadora que sempre se cercou da palavra contada, cantada, declamada. Uma manhã, a partir das 10h30, em torno da narração oral dos livros “Estes é Que São os Contos”, “Estes Contos é Que São”, e “Dois Contos Maravilhosos e uma Macacada”, com pezinho no cancioneiro popular. Os livros reúnem a adaptação de contos tradicionais colhidos entre a população beirã, por Jaime Lopes Dias.

A Biblioteca Municipal da Mealhada, inaugurada a 29 de novembro 2004, está localizada no centro da cidade. É um espaço de informação e lazer vocacionado para a promoção do livro e da leitura junto de públicos de todas as idades, com dinamização de várias iniciativas mensais, como clubes de leitura, para jovens e para adultos, hora do conto ou as quartas feiras clássicas dedicadas ao cinema.